-
Arquitetos: Just An Architect
- Área: 351 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rui Pedro Martins Ferreira
-
Fabricantes: Artlantis, AutoDesk, Fontini, GRAPHISOFT, Oficina da Cerâmica, Parador, Technal, Viero
Descrição enviada pela equipe de projeto. As características morfológicas do lote bem como a sua relação com a via pública foram elementos definidores da morfologia da proposta, assumindo-se uma linguagem moderna tanto pela morfologia adotada como pelos materiais propostos.
A moradia caracteriza-se morfologicamente pela forma primitiva regular a partir da qual se foram extraindo outras formas que criaram elementos definidores do interior e das suas relações com a envolvente. Foi atribuído maior peso visual ao piso superior fechando-o sobre os espaços criados com a subtração à forma original e resguardando assim a zona privada da maior exposição de que dispõe à via pública e dos lotes vizinhos. Pelo contrário, o piso térreo que goza de uma maior proteção que os muros e a vegetação lhe conferem, abre mais declaradamente sobre o exterior permitindo que os espaços interiores se prolonguem, ora na piscina, ora no jardim conforme os casos.
A entrada da habitação é marcada através de um recuo no plano de fachada, criando assim uma zona protegida não só pelos planos laterais do piso térreo, mas também pelo piso superior, sendo este espaço pontuado pela presença da piscina que preenche esse recuo indo buscar o alinhamento do piso superior, funcionando como elemento definidor da circulação exterior e do acesso à habitação.
O desenvolvimento do projeto segue os parâmetros correntes de uma habitação de dois pisos, com a área social situada no piso térreo e a área privada a ocupar por completo o piso superior, mas também uma parte do piso térreo. A comunicação vertical assume um papel de charneira na definição do espaço social e privado do piso térreo, definido um eixo que se reflete também na fachada e permite que tanto a sala como um quarto/escritório se relacionem com a piscina bem como um jardim interno que também ele se interliga com o piso superior.
Na zona social podemos encontrar além da sala e da cozinha, o acesso à lavandaria e áreas técnicas em piso inferior em cave e ainda a instalação sanitária de serviço que serve ao mesmo tempo o quarto que se encontra no piso térreo. A cozinha caracteriza-se pelo espaço controlado, mas que permite o acesso à sala comum, estando os dois espaços intimamente ligados, bem como ao exterior. O desenho destes espaços permitiu libertar toda a extensão das fachadas que os delimitam, criando assim um espaço que se desenvolve em constante relação com o espaço verde exterior envolvente e criando também um eixo visual que atravessa a habitação e permite relacionar a piscina com o espaço exterior situado a noroeste.
No piso superior onde se encontra a zona mais privada da habitação, a moradia comporta dois quartos, cada um com instalação sanitária privada. O quarto principal dispõe ainda de uma zona de vestiário e uma zona exterior protegida.
No espaço exterior, encontra-se definido um local para o estacionamento para dois automóveis, situado perto da zona de acesso à habitação.